RPG Solidário - Escaldos do Sul Editora

Artigo da Página Pensando em RPG sobre nossa presença no WOD LATINO AMÉRICA 2020.

-

RPG Solidário
-RPG-RS
-Escaldos do Sul Editora

No próximo dia 14 de março, sábado que vem, ocorre na cidade de Viamão (RS) o 1º RPG SOLIDÁRIO, um evento que vai ter palestra e workshop sobre o mundo do Role Playing Game e te dar a oportunidade de jogar o AÇÃO X REAÇÃO RPG, de autoria do Wilson Costa.

O Wilson foi muito gentil ao aceitar aparecer no evento do WOD LATINO AMÉRICA 2020, no último domingo (08 de março) e consentiu umas palavras sobre o evento de Viamão e o projeto RPG RS, do qual ele faz parte. Rolou até uma amostra do que se pode esperar do sistema criado por ele.

-------------------------------------------------------
1) QUEM É O WILSON COSTA?
→ Eu sou Wilson Costa e agora estou com esse projeto que é o RPG RS, que é uma parceria da minha editora, Escaldos do Sul, com algumas lojas de RPG, no caso, nosso maior parceiro agora é a Fantasia Geek Store, de Viamão e a gente está organizando esses eventos que pretendemos revezar.

2) COMO O RPG ENTROU NA TUA VIDA? COMO FOI O TEU PRIMEIRO CONTATO COM RPG?
→ Eu tinha um grupo de amigos que jogava muito RPG digital. Daí, a gente começou a entrar numa [para]nóia de Skyrim (“The Elder Scrolls V: Skyrim”, jogo eletrônico da Bethesda Game Studios) sozinhos e compartilhávamos nossas idéias e experiências, e acabamos criando uma mesa de Elder Scrolls por causa de Skyrim. Nós misturamos o sistema de D&D (“Dungeons & Dragons”, jogo de RPG de mesa da TSR) da 5ª edição, que só tinha as regras básicas traduzidas e começamos a jogar daquele jeito. Nisso, comecei a me interessar mais e desenvolver. No final, eu acabei começando a mestrar para eles, só que daí a nossa mesa foi pra várias... Expandiu aquele cenário que a gente criou e, baseado em tudo isso, eu criei as “Ilhas Soturnas”, que foi a minha primeira história, que, atualmente, é o cenário oficial do Ação x Reação RPG (AxR).

3) DE QUANTOS, E QUAIS, EVENTOS RELACIONADOS A ESSE TEMA, TU JÁ PARTICIPASTE?
→ É que, na verdade, a minha mesa era mais caseira, mas a gente já foi em alguns eventos. Já foi na Lends, já jogou bastante, só que a questão é que, agora, estou amadurecendo um pouco no RPG e a gente está com a nossa editora. A gente se organizou, quer tentar trazer o povo do RPG pra se unir mais, e a editora vai trazer oportunidade até para novos criadores de conteúdo, né?! Então, a nossa iniciativa é nova, só que a gente quer reviver o antigo espírito do RPG com a pessoa, se reunir para jogar, uma coisa agora está meio difícil para o pessoal que era mais envolvido com jogos em lojas, então estamos tentando trazer tanto para Viamão, quanto pra cá [Porto Alegre], se alguém quiser participar do RPG RS. A idéia é unificar todo mundo que joga RPG e poder trocar conteúdos e criar novas mesas, novo material e se aprofundar no que já existe.

4) EXISTEM OUTROS PROJETOS, OUTRAS QUESTÕES SOCIAIS ALÉM DO RPG SOLIDÁRIO?
→ É que na verdade, agora, com o RPG solidário, a gente... Por exemplo, eu tenho um grupo que é da Editora Escaldos do Sul, que a gente reúne pessoas de vários lugares do Brasil e mestra online pra eles. É uma iniciativa simples, mas que permite tanto para novatos, quanto para veteranos que não têm mestre, nem jogadores, jogarem RPG mesmo que seja por texto. Daí, agora, estamos utilizando o nosso sistema e o pessoal está se divertindo bastante. É um jeito de incluir as pessoas e inspirar elas. Um dos jogadores está interessado em abrir um clube, ou algo do gênero, na escola dele, mas, por quê? Ele conheceu o meu sistema, viu que é de fácil acesso, é simples de compreender, e uma iniciativa simples criada no Discord (programa para jogar online) acabou gerando novas oportunidades para as pessoas. Por exemplo, acabou gerando um fruto que vai gerar uma mesa lá no Rio de Janeiro. Então, uma iniciativa que começou aqui, com custo zero, acabou dando oportunidade para novas pessoas entrarem no RPG. E eu pretendo desenvolver cada vez mais esse tipo de projeto, talvez, até trazer para um nível regional, mas, daí, vai da desenvoltura que vai ter a evolução do RPG RS, mas com certeza ir para as escolas ia ser muito interessante.

5) QUAL A MAIOR DIFICULDADE NA ORGANIZAÇÃO/PARTICIPAÇÃO DE UM EVENTO COMO ESSE? TEM ESPAÇOS PARA JOGAR? TEM ACOLHIMENTO PARA MESTRES E JOGADORES?
→ É que no momento o nosso projeto está em crescimento, eu não encontrei nenhuma dificuldade além do próprio processo de expansão que, agora, a gente está tendo novos contatos, conseguindo demonstrar a nossa idéia, o nosso projeto, para outras pessoas que se interessem em colaborar. Agora, o meu principal colaborador é o Sandro Miranda da “Fantasia Geek Store”, [ele] disponibilizou um grande espaço para gente realizar os nossos eventos e, também, a Escaldos do Sul quer fazer um novo projeto para oferecer oficinas sobre RPG e também sobre de criação de conteúdo, só que nisso, com toda essa equipe que a gente quer reunir, tanto nos eventos solidários, quanto nessa oficina. Estamos planejando fazer aqueles antigos Corujões, que é juntar um pessoal, criar uma ou mais mesas e virar a noite jogando. Acho que isso vai ser um bom fruto para o RPG, talvez, até reviva essa iniciativa que a gente tinha antigamente, de ficar jogando e jogando... Só que também vai dar espaço para muita gente que trabalha, ou não encontra um grupo, para o novato que quer entrar no RPG, mas não sabe como, então queremos criar uma base sólida para essa oportunidade crescer cada vez mais.

6) HOJE TU TA AQUI NO WORLD OF DARKNESS LATINO AMERICA E JÁ VAI ESTAR NO RPG SOLIDÁRIO, NO PRÓXIMO SÁBADO. A MINHA PERGUNTA É: TEM FUTURO, HAVERÁ CADA VEZ MAIS EVENTOS, O PESSOAL ESTÁ ACORDANDO DE NOVO PARA O HOBBY?
→ Acho que é aquela questão, a principal semente que estou vendo agora é tanto pessoal novo, que hoje em dia todo mundo tem um joguinho no celular, seja de fase, seja de FPS (First Person Shooter, ou “jogos de tiro em primeira pessoa”), e eu quero realmente reviver aquela idéia de que tudo pode virar RPG. O RPG Ação x Reação é um sistema genérico que estamos disponibilizando agora, o nosso cenário oficial, e também ensinando para o pessoal jogar. O legal desse sistema é que tu podes trazer qualquer desses universos fantásticos, ou não, para o RPG, e acho que com isso, vamos conseguir acessar muito ao pessoal novo, e esse pessoal novo pode servir de inspiração tanto para os veteranos que às vezes estão se sentido desanimados com uma mesa que se desfez, às vezes estão sem tempo para jogar, às vezes não têm um espaço (como eu disse agora, está difícil de arrumar um espaço). o “RPG RS” é muito maior, porque, por enquanto, a gente têm um espaço, mas em breve podemos ter mais um, dois, ou três, entendeu? Então, o pessoal todo vai poder se conectar com o “RPG RS” perto da sua casa, talvez, futuramente, e é essa a idéia. O “RPG RS” é a solidificação do RPG, mas não no quesito de dominar, mas no quesito de dar uma base. Às vezes, o pessoal olha e pensa “bha, o que esse cara está tentando fazer?”, mas é para dar uma base para o pessoal. Se tu quiseres entrar lá e mestrar tua mesa de Vampiro (RPG do Mundo das Trevas, Editora White Wolf), se quiseres mestrar tua mesa de D&D, a gente vai ter esse espaço, agora, se tu queres transformar o teu cenário numa coisa nova, a gente vai te ajudar também. Essa é a idéia, realmente reviver uma idéia de que o RS é o coração do RPG no Brasil.

7) FALA UM POUCO DA EDITORA E DO TEU LIVRO?
→ É que é o seguinte, a Escaldos do Sul é nossa editora de financiamento, mas que qual é a verdadeira ideia da Escaldos do Sul? A gente quer trazer aquele cara que quer contribuir pra comunidade do RPG, só que, às vezes, não tem acesso, então, digamos que a gente vai disponibilizar o nosso recurso para o cara aprender, vai ter uma introdução sobre como mestrar, como jogar, questão de ética, questão do que fazer para manter a mesa rodando e, outra coisa, o cara vai ter toda a estrutura para conseguir colocar o conteúdo dele de uma maneira atrativa, uma maneira que realmente possa ser financiada pela comunidade. Até o cara que mora em outro estado e quer jogar, poderá jogar com a gente, entra na nossa mesa online e vai poder experimentar o Ação x Reação RPG conosco por texto, entendeu? E, agora, o nosso carro-chefe é o livro “Ilhas Soturnas”, nosso cenário “capa-espada”, só que, como hoje, aqui no World Of Darkness, mestrou [com esse sistema] um campanha de horror utilizando o Ilhas Soturnas, então, além desse sistema genérico, ele traz uma gama em que tu sempre pode modificar e customizar o teu cenário. Só que o Ilhas Soturnas é uma crônica que te ambienta num cenário em que Golgy (personagem principal do cenário) está tentando retomar a terra natal de um tirano e faz muitas coisas, algumas até duvidosas para poder cumprir seu objetivo pelo bem maior, conhece novos companheiros, acontecem coisas que ele nem esperava na própria vida, então a ambientação do cenário ocorre pela visão dele [do Golgi], e por enquanto o livro está em formato PDF na Amazon, e estamos finalizando a edição dele para poder fazer a versão física e o PDF final, mas, na verdade [por hora], o PDF é uma “degustação” e o pessoal que comprar vai estar colaborando com o projeto, tanto o RPG Solidário, como da Escaldos do Sul, e colaborar com as oficinas que virão. Então a idéia geral é essa, fortalecer e ajudar a comunidade, não é só uma editora interessada em vender livros, a gente quer ajudar o RPG.

8) ÚLTIMA PERGUNTA, DEPOIS DO JOGO QUE TIVEMOS HOJE, FOI AZAR NOS DADOS?
[Para deixar clara a minha pergunta sobre ser uma questão de azar: nossa missão era salvar o prefeito da cidade que foi levado para o outro lado do muro, para o Vale dos Iracundos (seres que se transformam em canibais selvagens ao anoitecer!), antes do horário de fechar o portão do muro. Eu NUNCA vi tantas falhas críticas numa única aventura, por parte de todos os jogadores da mesa!!!!! Fui a única que sobrevivi porque consegui chegar ao portão com 1 ponto de vida!)
→ Não, não... Gosto de brincar com meus amigos que o AxR é como Dark Souls (jogo eletrônico da FromSoftware), e quem jogou sabe como é, tu tem que ter uma estratégia e, como o foco dele é mais a interpretação, ele [o AxR] te abre uma gama de possibilidades, como tu mesma testou. É isso ai, tu acerta, tu erra e está sempre em risco, se não bola uma estratégia interessante.
-------------------------------------------------------
Confere o link do evento para não perder as atualizações!

1º RPG SOLIDÁRIO (Viamão, RS) <https://www.facebook.com/events/208580103537806/>
-------------------------------------------------------

Morrigan Ankh

Comentários

Postagens mais visitadas